Devocional

Devocional

Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito.” (Josué 1.8a)

Falar constantemente sobre algo requer conhecimento e para ter conhecimento precisamos investir tempo. Tempo é a palavra chave para falar sobre devocional. Ao procurar o significado de devocional encontrei que “é uma demonstração de devoção ou admiração por algo ou alguma coisa”. No dia a dia do cristão, costumamos chamar de devocional aquele momento em que nos relacionamos com Deus. Alguns chamam de tempo a sós, hora silenciosa, leitura bíblica ou semelhantes.

Acho interessante fazer uma observação, depois de confessarmos Jesus como Senhor devemos ter uma vida devocional, ou seja, o tempo todo conversando com o Senhor e relembrando suas Verdades, vivendo para a glória dEle. E dentro de nossos dias devemos ter nosso tempo a sós com Deus, um tempo específico voltado inteira e exclusivamente para nos relacionar com o Pai. Mas assim como existem mentiras e desculpas que nos fazem fugir da oração, com nosso devocional não é muito diferente.

“Eu não tenho tempo”

Certa vez um pastor muito querido disse uma frase que até hoje ecoa em minha mente: “Quando não temos tempo para Deus é porque fazemos coisas além do que Deus tem para nós”. Conseguimos arranjar tempo para trabalhar, assistir netflix, ficar nas redes sociais, ver vídeos no youtube, arrumamos tempo para sair com amigos e família, nos organizamos para ter tempo para comer e dormir. Mas 24 horas por dia não parecem ser suficientes quando se diz respeito a passar um tempo com Deus, não é?! Enfim, a hipocrisia! E talvez nesse momento surja em nossos corações uma defesa do tipo “mas comer é uma necessidade”, deixe-me nos lembrar que Jesus diz que “o ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mateus 4.4).

Seria engraçado se não fosse extremamente triste o fato de não investirmos um tempo diário para nos relacionar com o Criador do próprio tempo. A nossa intimidade com Deus depende diretamente de quanto tempo “doamos” a Ele. Vivemos tão preocupados com nossos afazeres que acabamos deixando nosso momento com Deus para o fim do dia, em que geralmente estamos exaustos e acabamos procrastinando para o próximo dia, e assim o ciclo se repete. Priorize o seu tempo com Deus, não seja dirigido pelas urgências do dia. Seja conduzida pelo propósito da intimidade com Deus.

“Sou uma pessoa que não gosta de ler”

É incrível como sempre conseguimos um jeito de colocar nosso “eu” como prioridade, não estou dizendo que temos que abrir mão de todos os nossos gostos. Pelo contrário, Deus fez cada ser humano único e com gostos diferentes. Porém, ao mesmo tempo Jesus diz que se alguém quiser segui-lo deverá “negar a si mesmo” (Lucas 9, Mateus 16), você entende o que isso significa? É negar o “eu”, ou seja, não aceitar nada em você que o afaste de Cristo. Sinto dizer, mas “não gostar de ler” é um EU que você precisa abandonar, ao menos no que tange a leitura da Palavra.

É cientificamente provado que quanto mais estímulos externos nosso cérebro receber maior é nossa aquisição de conteúdo, em outras palavras, se queremos aprender algo devemos nos esforçar para usar todos os nossos sentidos e estímulos (ouvir, ler, escrever/produzir, sentir, criar, …). Não se engane achando que apenas ouvindo seu pastor pregar aos domingo vai fazer você ganhar intimidade com o Senhor. Você não vira melhor amigo da “Pessoa A” ouvindo a “Pessoa B” falar sobre ela. “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3).

“Eu tento, mas não consigo ler todos os dias”

Uma vez que Cristo morreu na cruz, Ele levou com ele todas as algemas que nos prendiam, isso significa que em Jesus podemos ser livres, e assim não existe tal coisa como “não consigo”. Seja sincero com você mesmo e assuma que na realidade você não quer. Quanto mais cedo confessar essa verdade mais cedo você poderá se mover para fazer algo a respeito. Mesmo não querendo ler decida continuar (sério, leia esse texto). Como?

Entendendo que a Palavra é pão diário e não um bolo para ocasiões especiais, você precisa dela assim como precisa comer todos os dias. Ela é literalmente a Palavra de Deus que tem poder para encher o seu espírito. Isso exige uma disciplina, crie uma rotina. Da mesma forma como seus músculos não se fortalecem com apenas uma ida à academia, mas você precisa criar uma rotina de treinos, um hábito de ir até lá e malhar. Seu espírito precisa que você se esforce para se relacionar com Deus e se encher dele. “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo…” (Osérias 6.3a – grifo do autor)

“Não sei como fazer”

Não existe uma fórmula perfeita e única, afinal eu tenho o MEU momento com Deus e você dever ter o SEU momento com Ele. Mas eu gostaria de compartilhar o que me ajuda a ter esse momento. Primeiro, assim como a oração, você precisa definir um momento para isso, e um momento em que você vai render, que sua mente não estará exausta. Prepare o lugar para que nada roube sua atenção (talvez você terá que deixar o seu celular em outro cômodo, ou avisar as pessoas que moram com você que estará ocupado e não pode ser interrompido).

1- Comece com a adoração, coloque um louvor e adore ao Senhor por quem Ele é. Glorifique o nome dEle, reconheça a grandeza de seu amor e perdão. Se faça consciente de que Deus está com você – é um relacionamento íntimo.
2- Leia a Palavra. Evite abrir sua Bíblia em um verso aleatório, não é biscoito da sorte. De preferência escolha um livro da Bíblia, se possível leia um capítulo inteiro para que você tenha maior compreensão do que está acontecendo. Talvez no começo você posso usar um material de apoio, temos um exemplo de devocional que fizemos no livro de Tiago.
3 – Medite da Palavra. Diferente do que o mundo diz, meditar para o crente não esvaziar a mente, mas enchê-la. Tente assimilar o que você leu, e pregar isso para você mesmo. Traga a Palavra da sua mente para o seu coração, fale com a sua alma assim como Davi fazia. Tente achar alguma aplicação para a sua vida, se estiver muito difícil ore pedindo ajuda ao Espírito Santo.
4- Oração. Derrame o seu coração diante de Deus. Ore por aquilo que você leu, para que essas palavras sejam escritas no seu coração.

Ninguém pode afirmar amar o Pai sem conhecê-lo, e para conhecê-lo é necessário passar tempo com Ele, aprender sobre Ele. “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.” (Salmo 119. 97).

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo…” (Colossenses 3.16)

JG

2 comentários em “Devocional”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s