Queridas, essa devocional eu fiz para um retiro de mulheres com o tema “como ser uma mulher segundo Tito capítulo 2” e gostaria de compartilha-lo com vocês essa semana. Que Deus abençoa a leitura de todas!

“Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.” – Tito 2:3

Entendendo o contexto, Paulo deixa Tito em Creta com um objetivo bem claro: que ele “pusesse em ordem o que ainda faltava” (Tito 1:5). Relatos históricos mostram que o povo que ali morava dava muita ênfase ao elemento feminino, tinham por deus uma deusa-mãe que representava fertilidade, objeto de desejo, fartura e riqueza. O fato de Paulo ter mandado Tito falar com as mulheres nos leva a crer que não havia em Creta mulheres que serviam de exemplo de como a conduta cristã deveria ser.

Ao olharmos ao redor, vemos que nossa realidade não é tão distinta da de Creta, a própria busca por direitos iguais revela muito sobre a importância que as mulheres sentem de mostrar que são capazes, iguais e até melhores que os homens. Se você puder observar os comerciais irá notar que a maioria tem como seu público alvo as mulheres, onde geralmente se encontram cobertas por maquiagem e descobertas de roupas, são colocadas como um objeto de beleza sexual.

A primeira ordenança de Paulo a Tito é ensinar as mulheres a serem REVERENTES NA MANEIRA DE VIVER…” (v.3 a)

·         O que você considera ser reverente na maneira de viver? (faça uma lista, isso te ajudará muito)

Para vivermos de maneira reverente devemos ter um caráter reverente, em Provérbios 31 encontraremos o Alfabeto (na linguagem original) de Deus sobre o caráter feminino.

Essa é a principal característica que a mulher cristã deve ter, sua submissão a Deus e seu caráter reverente espelhado em sua maneira de viver.

“mas a serem capazes de ensinar o que é bom.” (v. 3 c) “Assim poderão ensinar as mulheres mais novas (v.4 a) …”

Essa é a consequência e, de certa forma, o objetivo de ensinar as mulheres, para que elas ensinem também as mais novas e sirvam de exemplo.

·         Como você pode ser um exemplo para as mais novas? (Pontue algumas ações práticas)

Minha oração é que você não se ocupe em ser a mulher que a mídia e que o tempo impõem e se esqueça de ser a mulher cristã que Deus criou.

JG