A Vida do Siga-me

Vivendo o hoje – ODQ

02 de abril, 2020

Sinto que estou vivendo o mesmo dia há semanas. Estamos indo para a quarta semana de isolamento social e o sentimento, para mim, é agridoce. (…)

O que você faria se estivesse preso, vivendo o mesmo dia para sempre? Como no filme “O Feitiço do Tempo” (se você nunca viu, recomendo), ou algo do tipo. Você se acomodaria ou procuraria um jeito de fazer as coisas serem diferentes?

Por um tempo, eu me senti assim na quarentena. Minha rotina era basicamente acordar-trabalhar-comer-assistir-dormir. Por semanas. E, por mais que eu seja uma pessoa que gosta de rotina, eu fiquei incomodada.

Então eu e meu marido decidimos acampar por um dia, em um lugar afastado, para espairecer e “sair da rotina”. Achei que o contato com a natureza e a solitude iam ajudar de alguma forma mas, depois de uns dias, percebi que nada tinha mudado. O incômodo permanecia. E quando as situações não mudam, eu sei que Deus está tentando transformar algo no meu coração. Por isso, decidi listar algumas coisas que eu tenho aprendido desde então.

1. Esteja presente onde você está

Nós, cristãos, temos a promessa da vida eterna. Jesus prometeu uma morada para nós lá, e é isso que nós mais ansiamos. Mas enquanto estamos aqui, nesta terra, precisamos viver intencionalmente o dia de hoje. Jesus mesmo disse para não nos preocuparmos demais com o amanhã!

Uma música veio de encontro comigo nos últimos dias e ela fala simplesmente isso: esteja onde você está. Deus tem planos para a sua vida, com certeza. Mas o que Ele quer de você agora, é estar justamente onde você já está. Comece por aí. Seja um bom filho(a), ame seu cônjuge, dê seu máximo no trabalho e estudos e ame seu próximo. O resto, inclusive o pós-pandemia, Deus trará no tempo certo.

2. Não fique esperando pelo momento ideal

Se você tem noção da importância de viver de verdade no hoje, não perca tempo esperando as coisas acontecerem para você começar a viver. Não espere pelo namorado(a), pela faculdade ou pelo emprego para começar a ser a pessoa que Deus quer que você seja. “Não deixe que sua felicidade dependa de algo que você possa perder”, já disse C. S. Lewis. Todas essas coisas são importantes e têm o seu lugar, mas elas não podem roubar o seu coração de Deus.

E outra coisa: não fique esperando a pandemia acabar para colocar seus planos em prática ou até mesmo coisas que Deus tem mostrado que você precisa mudar já. Não deixe para depois o que você pode começar hoje! Não existe essa coisa de momento ideal. Dependemos unicamente de Deus, e não das circunstâncias.

3. Encha seus dias de vida

Se tem uma coisa que eu tenho aprendido, é a viver cada dia intencionalmente. A olhar para as pessoas nos olhos e realmente ouvi-las; a beber um gole d’água agradecendo a Deus por matar a minha sede; a parar para refletir nas verdades do evangelho dentro das pequenas coisas do dia a dia, até mesmo fazendo faxina.

Para viver intencionalmente é preciso deixar as distrações de lado. Muitas vezes nos entupimos de redes sociais, séries e conversas desnecessárias no WhatsApp simplesmente porque estamos tentando fugir da nossa realidade. Não aguentamos ficar 30 segundos sem olhar as notificações do celular. Mas nós somos chamados a viver de uma forma muito mais nobre, livre e leve. Deus preenche o vazio da nossa vida, e não essas coisas. Livre-se do que te atrapalha de viver o seu “hoje” inteiramente para Ele.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” Efésios 5:15,16

ALT

Quarto texto da série: O Diário de Quarentena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s