Ao decorrer da vida iremos nos deparar com alguns momentos em que nos sentiremos sozinhos e isolados, pode ser que isso aconteça na faculdade, no trabalho, em casa, ou até mesmo na igreja. Aquela sensação de olhar para o lado e não ver uma alma se quer para se importar com você, ou de ter que conviver com pessoas que não tem os mesmos princípios e crenças que você. Não demorará para que sua mente se encha de pensamos de solidão, tristeza e indiferença, e logo você acreditará que realmente Deus pode ter se esquecido de você. Saiba que você não é o único a passar por isso, todos ou já passaram ou passarão, a questão é o que devemos tirar de proveito desses momentos, visto que tudo tem um propósito (Eclesiastes 3:1).

Ao longo da Bíblia vemos relatos de servos de Deus que se sentiram desse mesmo modo, Deus se mostrou a Jacó em seu momento de solidão (literalmente, já que Jacó dormia em algum lugar, no meio do nada) (Gênesis 28: 10-11) Deus disse que não o deixaria enquanto não se cumprisse o que tinha sido prometido (Gênesis 28:12-16).  No livro de Salmos capítulo 25 versículo 16 Davi clama “Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.” Já diria Max Lucado “Solidão não é ausência de faces. É ausência de intimidade. A solidão não vem de se estar sozinho, vem de se sentir sozinho. Sentir como se estivesse enfrentando a morte sozinho, enfrentando a doença sozinho, enfrentando o futuro sozinho.” A Bíblia diz em Mateus 14:13a “Jesus, ouvindo, isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte.” Ainda no livro de Mateus, capítulo 26:36-46, mostra Jesus no Getsêmani orando a sós com Deus.

Então, o que fazer na solidão? A solidão quer seja com pessoas ao nosso redor ou não, é um momento de silêncio, e o que melhor para fazer no silêncio se não pensar e escutar. Talvez seja uma boa oportunidade para pensar em tudo que Deus já fez por você, agradecê-lo por ter te resgatado das trevas, analisar qual é o grau de prioridade dEle na sua vida, ver se realmente está no rumo certo e caso não esteja é hora de acertar a bússola focando na cruz. O silêncio é necessário porque muitas vezes não conseguimos ouvir a voz do Pai em meio ao tumultuo do dia a dia, a correria das nossas vidas grita mais alto, então pare e se concentre no que Deus quer falar pra você. Interessante perceber, que Jesus buscou a solidão, enquanto você, talvez já esteja vivendo na solidão, da mesma maneira, siga o exemplo de Cristo e busque a face do Senhor, adquira intimidade com o Pai, com Jesus (O Emanuel: Deus conosco), converse, chore, clame, escute e se aproxime dEle.

Ao falar conosco Deus nos dá colo, consolo, e carinho. Ao silenciar Ele nos ensina.
Você é capaz de ouvir o que Deus quer te ensinar? Que tal fazer isso agora?

“Pai, que o Senhor venha falar com cada um que ler esse texto, que o Senhor encontre-se com cada um no momento de solidão, que os ouvidos estejam sensíveis para te ouvir, os olhos para te ver e os corações para serem quebrantados e moldados de acordo com Teu querer. Ajude-nos a focar na intimidade com o Senhor, para quando voltarmos a nos sentir só lembrarmos que o Senhor certamente tem algo a nos ensinar. Fala conosco Pai. Em nome do Teu filho Jesus, amém.”

JG